quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Quanto custa tirar o carro da Concessionária?

Bem, após comprar o carro, não basta apenas ligar a chave e sair....

Há pelo menos três custos para tirar um carro zero da Concessionária:

1) IPVA, DPVAT e Licenciamento;
2) Emplacamento;
3) Seguro - Contratação ou Endosso;
4) Acessórios.
5) Multas do Veículo Antigo. 

No meu caso:

1) IPVA - Fui Isento no ano de 2012, pois é a regra do Estado de Goiás a isenção no ano da compra.

 Entretanto, paguei uma taxa de aproximadamente R$300,00 para poder escolher minha placa (final 0), cujo IPVA é cobrado em Dezembro. Assim, meu IPVA 2013 será pago apenas em Dezembro, o que dá quase um ano de carência para pagar o IPVA pela primeira vez.

Obs: DPVAT - É pago proporcional ao tempo restante para o fim do ano. Acho que foi menos de 5 reais a tarifa.

2) Emplacamento - Como tinha pressa para tirar o carro já regularizado e não tinha tempo de fazer eu mesmo (Moro em Brasília, mas comprei o carro em Goiânia, onde tenho residência também), optei por pagar os R$450 reais do despachante. Essa taxa já incluí a placa, lacre, etc...

3) Seguro - Ainda tinha 1 mês de seguro no meu veículo antigo. Paguei uma taxa de R$115 reais para transferir  o seguro do meu antigo carro (Ford Ka) para o Polo, assim ganho mais um bônus quando for renovar no final do mês.

4) Acessórios - O Polo (Plus) 2013 é bem completo, mas faltam rodas (não ligo) e o ar digital da versão Sportline. Decidi colocar Protetor de Cárter - R$180,00 (assunto polêmico) pois pego muita estrada e Película para os vidros - R$240,00, ambos com garantia de 1 ano.

5) Multas do antigo veículo - A Concessionária pegou meu veículo antigo no negócio e, apesar deles arcarem com os custos de transferência e IPVA, eu tive que honrar uma multa que tomei em novembro e que ainda constava prazo de recurso. Valor R$127,69 + R$30,00 (empurraram essa taxa do despachante, não discuti pois não tinha tempo para ir pressolamente no DETRAN-GO pagar, já que só é possível pagar no site quando o prazo recursal já venceu).

No final parcelei os R$1.117 do Licenciamento, Emplacamento e Acessórios em 5x no cartão.
Paguei o endosso do seguro e a multa à vista - R$274,00

Custo para tirar o carro da Concessionária: R$1.389,69.

Eu tinha já me programado para fazer esses pagamentos à vista, mas como a vendedora, no dia que em fui retirar o carro, perguntou se eu gostaria de parcelar, optei por parcelar e pegar essa grana para adiantar parcelas do meu financiamento.



Faltou um gasto: O primeiro tanque de gasolina.. :P

5 comentários:

Bisk8 disse...

Olá amigo, estou acompanhando o blog. Gostaria que se possível informasse as condições do seu financiamento: taxas, valor da entrada, quantidade de parcelas etc. Grato!

Admin disse...

Opa, obrigado por seguir. E se puder divulgar ajudaria muito a continuar.

Eu consegui uma taxa de 1,13% em 26 meses. Financiei 27.000,00 no Bradesco.

Vou aproveitar e fazer o próximo post sobre o financiamento!

Anônimo disse...

Muito caro o valor do protetor de cárter e da película, colocou ambos diretamente na concessionária? Poderia colocar por fora por menos da metade do valor pago.

Admin disse...

Obrigado pelo comentário. Em relação ao protetor de Cárter, o manual afirma que a instalação de acessórios na parte elétrica e do cofre do motor do carro fora da Concessionária acarreta perda da garantia.

Sobre a película, concordo, foi salgado, mas como meu horário de trabalho é muito apertado e precisava pegar o carro "pronto' o quanto antes, preferi já fazer na concessionária mesmo.

Bisk8 disse...

Vou divulgar com certeza! Obrigado pela info, no aguardo de novos posts!